Sony-Xperia-C4-Back

[#Review] Xperia C4 – O smart Selfie da Sony – Vale a pena?

A sony lançou a pouco tempo o Xperia C4. Um smartphone focado em selfies. Será que vale a pena compra-lo? Eu passei 15 dias com ele e agora conto o que achei.

Construção

O Sony Xperia C4 parece com o irmão mais velho o Xperia E4. O aparelho é bem construído, sólido.  Tem bordas macias e é um telefone muito confortável para segurar com uma mão apesar da tela grande de 5.5 polegadas. Ele também tem um LED de notificação e botão de câmara dedicado.

IMG_28102015_092640_HDR IMG_28102015_092703

Tela

Como já mencionamos, o Sony Xperia C4 vem com uma tela de  5.5 polegadas LCD IPS full HD. E, assim como qualquer outro IPS ela possui bons ângulos de visão e reprodução de cores. A tela é muito brilhante também, definitivamente, mais brilhante do que Xperia M4 Aqua. Ele também vem com  a opção ‘Mobile Bravia Engine’ e ‘Super Vivid Image’ em configurações de vídeo para melhorar a qualidade da imagem ainda mais.

IMG_28102015_093144

Camera

Assim como Sony Xperia C3, o C4  também vem com câmera frontal de 5MP com flash LED. A câmera traseira teve um avanço em relação ao C4. Pulou de de 8MP para 13MP. Este upgrade ajudou muito a melhorar a qualidade das fotos tiradas com o C4.

O que posso dizer no geral é que as cameras do Xperia C4 fazem o seu trabalho muito bem. A câmera frontal de 5mp capta mais luz do que o habitual, isto é bom para ambientes com pouca luz. Mas caso você resolva usar o flash é bom tomar cuidado para não fazer o seu rosto brilhar.

DSC_0011

A câmera traseira é o que realmente me surpreendeu. Mesmo em más condições de iluminação ela exibe detalhes com qualidade, mantendo o nível de ruído mais baixo possível. Você pode aumentar o zoom na foto tirada com ele e dificilmente terá uma imagem borrada ou distorcida. Exceto se você aumentar todo o zoom.

DSC_0012 DSC_0013 DSC_0015 DSC_0016 DSC_0017

Você pode gravar vídeos em resolução full HD, tanto câmera frontal e traseira. Você também pode tirar fotos durante a gravação de vídeos. Tenha em mente que ele salva fotos em MBs e vídeos em formato MP4. Talvez seja necessário usar um cartão SD para fotos e vídeos. Se você usar o armazenamento interno, que vai encher-se ele muito rapidamente.

Multimídia

A Qualidade das músicas no Sony Xperia C4 com fones de ouvido é muito boa. Mas o  alto-falante externo tem um pequeno problema. Ele funciona perfeitamente, parece bom demais, mas o problema é, ele não ter uma proteção em torno dele e por isso quando você coloca o telefone sobre qualquer superfície plana, que você não será capaz de ouvir chamadas ou outros toques.

OS e Armazenamento, RAM

O Sony Xperia C4 vem equipado com o  Android 5.0 Lollipop.  Apesar das modificações feitas pela Sony, o sistema permanece bastante suave. Ele vem com 2 GB de RAM, mas fica disponível para o usuário apenas 1.600mb.

Ele vem com 16 GB de armazenamento interno, mas você vai ter em torno de 10 GB livre e poderá expandir o armazenamento com um cartão micro sd de até 128GB. O Sony Xperia C4 tem suporte OTG USB.

Screenshot_2015-10-28-09-29-53 Screenshot_2015-10-28-09-30-06

Performance

O Sony Xperia C4 vem com um processador Mediatek 6752 octa-core Cortex A53 com clock de 1.7GHz e Mali T760MP2 GPU. Assim, o desempenho acaba sendo muito bom. O conjunto processador + memoria de 2GB fazem o Xperia C4 rodar bem a maioria dos apps disponíveis hoje na Google Play. E você não terá problemas para jogar a maioria dos jogos atuais que exigem bom processador para gráficos. Mas, uma vez que não tem nenhum núcleo de economia de energia isso afeta a vida da bateria.

Conectividade

O Sony Xperia C4 suporta 4G e dual SIMs (Nano SIM). Seu fone de ouvido e microfone são altos e claro e seu Wi-Fi também é muito rápido. Ele vem com seu conjunto normal de opções de conectividade como Bluetooth 4.1, Wi-Fi direto, A-GPS, GLONASS, DLNA.

Bateria

Assim como no Xperia M4 aqua que a Sony prometeu 2 dias de bateria e ele dura no máximo 1 dia, o Xperia C4 tem uma promessa, mas a realidade é outra. A Sony promete 13 horas de tempo de conversação com este telefone, mas caso você resolva jogar ou navegar em redes 3g ou 4g não espere mais de 6 horas usando o Xperia C4.

Se você deseja usar o telefone o dia inteiro, sugiro você levar contigo uma “power bank” pois você vai precisar.

Vale a Pena?

Podemos citar vários pontos positivos deste telefone.

Deixa eu contar pontos positivos deste Smartphone: ótimo desempenho da câmera, excelente desempenho em jogos, tela full HD.

Mas ele também tem pontos negativos: duração da bateria abaixo do esperado.

Apesar deste ponto negativo, ainda vale a pena comprar o Xperia C4. Ele constantemente aparece em promoção. Abaixo dos R$ 900,00 na maioria das lojas. Por este preço ele se torna uma boa alternativa para ter um bom celular com preço abaixo dos R$ 1.000.